Investimento em energia solar é uma das melhores opções hoje no Brasil


Investimento em energia solar é uma das melhores opções hoje no Brasil

Por Jonathan Castanho *

Apesar de todos os benefícios que a energia solar fotovoltaica agrega à sua residência ou empresa, muitas pessoas ainda pensam que o custo benefício de se investir em um sistema fotovoltaico não compensa. Por isso, quero aproveitar esse espaço para apresentar algumas razões a você que tem dúvidas ou não sabe se deve ou não investir nesse mercado.

Primeiramente, já adianto que é possível ter uma economia de até 95% na conta de luz por mais de 25 anos. Já são mais de 90 mil brasileiros que apostaram na energia solar em seus imóveis. Vale ressaltar que quando você decide pelo uso do sistema fotovoltaico, nossa equipe vai projetar, com base no seu consumo e condições climáticas do local, um projeto que produza toda a energia que você consome no mês. Dessa forma, ele começa a agir e faz com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora.

Em outras palavras, você pode zerar o seu consumo da rede de distribuidora e, assim, alcançar uma economia de até 95% na sua conta todos os meses. Vale dizer que ela só não virá zerada por conta da taxa de disponibilidade e uso da rede, paga por todos os consumidores de energia. Você já parou pra pensar em quanto de economia você vai conseguir durante 25 anos de vida útil do sistema? (se ainda não fez as contas, aproveite e utilize o simulador do nosso site: www.solarshine.com.br)

Outro fator que conta bastante na hora de decidir usar a energia solar é a valorização que ela agrega ao seu imóvel. Se você fosse comprar uma casa hoje e o corretor de apresentasse duas opções: uma “normal” e uma que gera a sua própria energia, qual delas você escolheria? Se as características gerais de ambas forem as mesmas, sua escolha seria, com certeza, a segunda opção, correto? Essa é a razão pela qual a instalação de um sistema de energia solar residencial valoriza imediatamente uma casa. Um estudo feito pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley comprova o que estou falando. Na Califórnia (EUA), pessoas estariam dispostas a pagar 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas do que uma sem o equipamento.

Fora isso, ainda apresento o último argumento: o retorno sobre o investimento. Ao contrário de um carro ou uma casa, a compra de um sistema de energia solar não envolve apenas o gasto em si, mas trata-se de um investimento. Por incrível que pareça, você pode reaver em até 10 vezes o valor investido no seu sistema. Isso vale porque ao fazer a instalação do sistema, você começa a obter desconto na conta de luz, valor este que retorna para o seu bolso.

Quando falamos de retorno de investimento, a média para sistemas residenciais no Brasil é de 5 anos. Imagine só você quitar em apenas este período a compra do seu sistema e aproveitar os 20 restantes de forma gratuita!? É, no mínimo, pra se pensar no assunto.

*Jonathan Castanho é Diretor Executivo da Solar Shine Energia Solar

Painel Solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat